Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Sexta-feira, 21.02.14

Novidades na Fórmula 1 em 2014. Pontos a dobrar geram polémica.

A temporada de 2014 será marcada por grandes e importantes mudanças técnicas. Para começar os V8 de 2.4 litros normalmente aspirados saem de cena para dar lugar a novos motores de 1,6 litros V6 turbo com um máximo de 15.000 rpm. Enquanto o anterior V8 podia chegar até aos 750 cv, o novo bloco 1.6 tem um tecto máximo em torno dos 600 cv, sendo a energia adicional proveniente de sistemas de recuperação de energia. Se para algumas equipas este pode ser um ano de transição (caso da McLaren que, em 2015, troca o actual motor Mercedes por um novo da Honda), já a Williams passa a contar em 2014 com a Mercedes, em vez da Renault, fabricante que irá abastecer, entre outras, a Toro Rosso, que abandonou os motores Ferrari. Confuso? Bem, se isto é confuso que dizer sobre o facto da última corrida do ano ter pontos… a dobrar? Adrian Newey, chefe técnico da Red Bull foi um dos que se manifestou contra esta nova regra de pontuação dupla na última corrida, que se irá realizar em Abu Dhabi, no Grande Prémio do Dubai.

 

São várias as mudanças e apostas para a nova temporada da Fórmula 1, sendo a atribuição de pontos duplos na última corrida uma das mais discutidas, com Newey a considerar que esta medida é muito artificial e que em nada irá ajudar as equipas e pilotos.

Em entrevista à Autosport, o chefe técnico da Red Bull afirmou: "É uma opinião pessoal mas não sou nada fã disso. Para mim, parece-me artificial que o terceiro lugar (em Abu Dhabi) agora valha mais que um primeiro lugar no Mónaco ou qualquer outra corrida."

É verdade! Habitualmente com pontos atribuídos até ao 10.º classificado (1.º: 25 pontos, 2.º: 18 pontos, 3.º: 15 pontos, 4.º: 12 pontos, 5. º: 10 pontos, 6. º: 8 pontos, 7.º: 6 pontos, 8.º: 4 pontos, 9.º: 2 pontos, 10.º: 1 ponto), o GP de Abu Dhabi, que se realiza a 23 de Novembro, terá uma pontuação a dobrar.

"É uma pena que na tentativa de manter o campeonato interessante até à última corrida, se tenha escolhido esta rota artificial para o conseguir. Parece-me que é degradante para o desporto", acrescentou.

Newey afirmou ainda que não espera que esta medida seja retirada no final da temporada, no entanto admitiu que a continuação desta regra irá depender do feedback que os fãs da Fórmula 1 irão dar no final da temporada.

"Claro que se os índices de audiência forem muito mais altos e as pessoas não desligarem em forma de protesto, será considerado um sucesso e continuará assim", concluiu o responsável da Red Bull.

A primeira corrida da temporada 2014 da Fórmula 1 irá realizar-se entre os dias 14 e 16 de Março em Melbourne com a realização do Grande Prémio da Austrália. Com algumas caras novas, todas as equipas, com excepção da Mercedes trocaram de pilotos. E se a marca alemã manteve a mesma dupla, a Ferrari reforçou-se com a chegada de outro ex-campeão do Mundo, o finlandês Kimi Räikkönen.

Contudo, nas casas de apostas a Red Bull e Sebastian Vettel são os grandes favoritos para as conquistas em 2014.

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar notícias ou ensaios anteriores

Pesquisar no Blog  



Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)