A Ford estreia, no novo Mondeo, um cinto de segurança traseiro insuflável. O novo equipamento de segurança combina as vantagens destes dois acessórios num sistema de segurança inovador. Chega à Europa no próximo ano, com o objectivo de ajudar a reduzir as lesões na cabeça, pescoço e tronco, especialmente para os passageiros mais vulneráveis, que são as crianças e os idosos.
Em caso de acidente, o cinto expande-se rapidamente para dispersar as forças de colisão através de uma área do corpo cinco vezes maior do que a alcançada por um cinto de segurança convencional.
O sistema foi largamente testado usando toda a família de “crash test dummies” e, garante o construtor americano, é capaz de oferecer protecção extra quando comparada com o sistema de cinto de segurança traseiro convencional.
Na utilização diária, os cintos insufláveis funcionam como cintos de segurança convencionais, sendo seguros e compatíveis com os sistemas de retenção de bebés e crianças e assentos elevatórios.
Enchimento com gás frioTal como acontece com um airbag, os cintos de segurança traseiros insufláveis da Ford são activados quando os sensores detectam um acidente. Isto força a saída do gás comprimido de um cilindro alojado debaixo do assento traseiro, através da fivela e para dentro do cinto. O cinto de segurança traseiro insuflável está totalmente aberto em menos de 40 milissegundos.
Ao contrário dos airbags, que geram calor durante o seu enchimento, o cinto de segurança traseiro insuflável Ford enche com gás comprimido frio.
Ao fornecer um suporte extra para cabeça e pescoço é especialmente eficaz quando utilizado por crianças pequenas ou ocupantes idosos que são os mais vulneráveis em caso de acidente.
Mais confortável do que um cinto convencionalA tecnologia foi disponibilizada pela primeira vez nos EUA, no Ford Explorer 2011. Revelou-se popular de imediato, com 40% dos compradores a escolher a opção. Mais de 90% das pessoas que testaram os cintos de segurança insufláveis consideraram que estes eram semelhantes ou mais confortáveis do que um cinto convencional, por serem acolchoados e macios.
O novo Mondeo será o primeiro veículo da sua classe a oferecer esta tecnologia.
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?